"Sejamos a cada dia melhores, capazes, informados e mais humanos!"

Neste Blog iremos postar diversos trabalhos relacionados as práticas pedagógicas desenvolvidas no Ensino das Ciências, na Educação Básica. Nosso interesse é promover e compartilhar um leque de conhecimentos os quais consideramos relevantes para a formação e atuação dos profissionais da educação em relação a essa área de conhecimento, no contexto atual. Enfim, consideramos de fundamental importância para nossa formação e dos demais educadores, essa socialização de saberes, das diversas informações bem como da troca de experiências, promovendo assim a reflexão-ação-reflexão tão imprescindível ao desenvolvimento do profissional educador realmente comprometido com a construção de uma educação de qualidade na formação de sujeitos críticos.



por Lílly Siqueira.





terça-feira, 11 de maio de 2010

Desafios para o Ensino das Ciências (continuação)


Mais um dos desafios que o Ensino das Ciências precisa superar diz respeito a incorporação de conhecimentos contemporâneos, já que esses saberes científicos e tecnológicos permeiam a vida cotidiana dos indivíduos. De acordo com DELIZOICOV( 2009), temos acompanhado nos últimos cinco anos a produção de materiais didáticos que, de certa forma, oferecem o conhecimento mais recente. Podemos perceber a oferta de materiais não só em forma de livros que contemplam conhecimentos atuais mas como também materiais digitais, embora ainda utilizados por uma minoria de professores. Enfim mantém-se o desafio de incorporar às praticas docentes os saberes científicos e tecnológicos que são relevantes para formação cultural dos educandos, seja de forma tradicional ou mais informatizados.

Outro desafio a ser tratado no ensino das ciências esta relacionado ao uso do livro didático como sendo a única ferramenta de trabalho do professor. O (LD) é um recurso intensamente utilizado nas práticas docentes, onde os professores tem se limitado apenas ao uso exclusivo desse instrumento como fonte de conhecimento. E isso tem contribuido de certa forma para a redudância nas formas de se conhecer, descobrir e explorar a diversidade de informações sejam científicas quanto tecnológicas. ( em construção)

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Desafios para o Ensino de Ciências

Pauta da 3ª aula de Ensino de Ciências, Profº Aldecy.
Atividade: Fazer leitura do texto " Desafios para o Ensino de Ciências "de Delizoicov e depois apontar alguns pontos principais.
Neste texto o autor discute os desafios do mundo contemporâneo, particularmente os relativos às transformações pelas quais a educação escolar necessita passar, cujos saberes e práticas tradicionalmente estabelecidos e disseminados dão sinais inequívocos de esgotamento. Assim sendo, o autor destaca no texto alguns desafios mais prementes como:1)superação do senso comum pedagógico: uma vez que o mesmo destaca que o professor ter domínio de suas teorias científicas e de suas vinculações com as tecnologias,são necessárias mas não o suficiente para um desempenho adequado. O professor não pode se reduzir apenas as conceituações, modelos e teorias científicas, ele tem que fazer um trabalho que favoreça a indesejável Ciência morta vista por muitos docentes. 2) Ciências para todos: Ele retrata que o desafio de pôr o saber científico ao alcance de um público escolar em escola sem precedentes não pode ser enfrentados com as mesmas práticas docentes das décadas anteriores ou da escola de poucos e para poucos. 3) Ciência e Tecnologia como Cultura: Neste tópico o autor fala que a própria concepção de ciência e tecnologia, acena para um conjunto de teorias e práticas culturais em seu sentido mais amplo, ou seja, em oposição à prática da ci~encia morta, a ação docente buscará construir o entedimento de que o processo de produção do conhecimento que caracteriza a ciência e a teconologia constitui uma atividade humana, sócio-historicamente determinada,submetida a pressões internas e externas.
Ao estudarmos ciência nem sempre temos em nossas cabeças o real significado; o por que se estudar ciências? Qual a sua importância em nossas vidas? Qual a real contribuição que o estudo de ciências trará ao nosso dia-dia? Enfim, é através desse verdadeiro debate que está sendo proporcionado através desse blog, onde nós educadores poderemos unir nossos conceitos e formular novos pensamentos e novas opniões sobre esse assunto que tão de perto nos rodeia.

Elly, Lilly, Brena, Aninha, Fernanda e Lana.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Sejam Bem Vindos!!!

O Ensino das Ciências Naturais tem sido marcado por inúmeras propostas de transformação de sua estrutura de organização, nesses últimos anos. Que em geral, objetivam aprimorar as condições de formação do espírito científico dos educandos em decorrência das circunstâncias histórico culturais da sociedade. Taís modificações proporcionariam situar o ensino das ciências no tempo e no espaço, evidênciando em cada momento um aspecto considerado mais significativo na forma do homem compreender e agir cientificamente no mundo através de um conhecimento que, de modo geral, está além do senso comum. Na atualidade, pensamos que o estudo das ciências basicamente está voltado para a idéia de cidadania e para a formação de docentes com novos perfis profissionais, educadores em condição de trabalhar com uma visão interdisciplinar do estudo das ciências, própria das diversas formas de se conhecer e intervir na sociedade hoje. Neste sentido, acreditamos que as propostas mais relevantes de se trabalhar o ensino das ciências de forma coerente com tal apontamento devem favorecer uma aprendizagem cosntruída em meio as dimensões sociais, políticas e econômicas que permeiam as relações entre ciência, tecnologia e sociedade.
" A ciência e a tecnologia são essenciais ... para nossa qualidade de vida, e estão no centro de nossa história e cultura." (Science and Techonlogy Committee, 2002, Introdução, p.1).