"Sejamos a cada dia melhores, capazes, informados e mais humanos!"

Neste Blog iremos postar diversos trabalhos relacionados as práticas pedagógicas desenvolvidas no Ensino das Ciências, na Educação Básica. Nosso interesse é promover e compartilhar um leque de conhecimentos os quais consideramos relevantes para a formação e atuação dos profissionais da educação em relação a essa área de conhecimento, no contexto atual. Enfim, consideramos de fundamental importância para nossa formação e dos demais educadores, essa socialização de saberes, das diversas informações bem como da troca de experiências, promovendo assim a reflexão-ação-reflexão tão imprescindível ao desenvolvimento do profissional educador realmente comprometido com a construção de uma educação de qualidade na formação de sujeitos críticos.



por Lílly Siqueira.





quinta-feira, 22 de julho de 2010

Conteúdos prioritários para alunos do 5º Ano.




2º passo da aividade: Seleção de conteudos e Síntese.




Conteúdos prioritários para alunos do 5º ano: A terra, Os seres vivos esuas relações com a terra, O coro humano: rgulação, reprodução e manutenção da saúde, o solo e a produçã de alimentos.




Síntese




O papel de Ciências Naturais na formação do osso aluno, tem como objetivo a formaçao dos cidadãos críticos e participativos, além deconhecedores ds saberes próprios da disciplina.


De acordo com o que foi proposto pelos pcn's, devemos mostrar a ciência como um conhecimento que colabora para a compreensão do mundo e suas transformações, para reconhecer o homem como parte do universo e como indivíduo. Entretanto,podemos peceber que etamos trabalhando inadequadamente em relação ao que os pcn's de ciências propõe para o estudo dessa disciplina,pois na prática diária os professores anda estão engessados aos métodos tradicionais de ensino utilizando-se apenas do lvro didático como ferramenta de trabalho. A falta ou transmissão inadequada de informaçoes ainda fazem com que alguma pessoas tenham uma visão errônea de que ciênciasé definitiva, linear estática, e de que todos os fenômenos, processos e hipóteses já foram correta e completamente explicados. O ensino de Ciências precisa dismestificar essa ideia, eimulando o aluno a questionar o conhecimento o momento histórico em que foi produzido.
  • Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive;
  • Valorizar o trabalho em grupo, sendo capaz de ação crítica e cooperativa para a construção coletiva do conhecimento;
  • Compreender a saúde como bem individual e comum que deve ser promovido pela ação coletiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário