O Ensino de Ciências tem passado por diversas transformações no que se refere a sua organização, nesses últimos anos. Tais mudanças objetivam-se em propor o melhoramento das condições da formação dos alunos no estudo das ciências naturais, diante das circunstâncias histórico-culturais da sociedade. Ou seja, passando a mostrar a ciência como um conhecimento que contribui para a compreensão do mundo e suas tranformações, para reconhecer o homem como parte do universo e como indivíduo. Para isso, é importante, no entanto, que o professor tenha conciência que o ensino de Ciências não se resume à apresentação de definições cientifícas, e conceitos, em geral fora do alcance e da compreensão do aluno. Mas que estas devem ser o ponto de chegada do processo de ensino, aquilo que se pretende que o aluno compreenda ao longo de suas investigações, da mesma maneira que conceitos, procedimentos atitudes também são aprendidos. Logo, exige-se a escolha consciente das atividades que serão desenvolvidas em sala de aula. Assim devem ser utilizados procedimentos que permitam investigação, a comunicação de fatos e ideias, propondo assim a contextualização daquilo que está sendo estudado dentro do Ensino de Ciências. Os educadores precisam trabalhar nessa perspectiva dispostos a questionar com seus alunos o lugar da Ciência no mundo, e sua relação com o bem-estar humano e com outros valores da sociedade.
Enfim, essas inúmeras mudanças do processo de ensino e aprendizagem tem exigido das escolas e dos educadores um novo posicionamento frente a essa realidade. O ensino de ensino de Ciências Naturais passa a ser visto como uma das disciplinas que tem condições de contribuir para a formação da cidadania. Onde passa a preparar os cidadãos para que sejam capazes de participar, de alguma forma, das decisões que se tomam nesse campo, já que, em geral, são disposições que mais cedo ou mais tarde, terminam por afetar a vida de todos.
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