"Sejamos a cada dia melhores, capazes, informados e mais humanos!"

Neste Blog iremos postar diversos trabalhos relacionados as práticas pedagógicas desenvolvidas no Ensino das Ciências, na Educação Básica. Nosso interesse é promover e compartilhar um leque de conhecimentos os quais consideramos relevantes para a formação e atuação dos profissionais da educação em relação a essa área de conhecimento, no contexto atual. Enfim, consideramos de fundamental importância para nossa formação e dos demais educadores, essa socialização de saberes, das diversas informações bem como da troca de experiências, promovendo assim a reflexão-ação-reflexão tão imprescindível ao desenvolvimento do profissional educador realmente comprometido com a construção de uma educação de qualidade na formação de sujeitos críticos.



por Lílly Siqueira.





terça-feira, 11 de maio de 2010

Desafios para o Ensino das Ciências (continuação)


Mais um dos desafios que o Ensino das Ciências precisa superar diz respeito a incorporação de conhecimentos contemporâneos, já que esses saberes científicos e tecnológicos permeiam a vida cotidiana dos indivíduos. De acordo com DELIZOICOV( 2009), temos acompanhado nos últimos cinco anos a produção de materiais didáticos que, de certa forma, oferecem o conhecimento mais recente. Podemos perceber a oferta de materiais não só em forma de livros que contemplam conhecimentos atuais mas como também materiais digitais, embora ainda utilizados por uma minoria de professores. Enfim mantém-se o desafio de incorporar às praticas docentes os saberes científicos e tecnológicos que são relevantes para formação cultural dos educandos, seja de forma tradicional ou mais informatizados.

Outro desafio a ser tratado no ensino das ciências esta relacionado ao uso do livro didático como sendo a única ferramenta de trabalho do professor. O (LD) é um recurso intensamente utilizado nas práticas docentes, onde os professores tem se limitado apenas ao uso exclusivo desse instrumento como fonte de conhecimento. E isso tem contribuido de certa forma para a redudância nas formas de se conhecer, descobrir e explorar a diversidade de informações sejam científicas quanto tecnológicas. ( em construção)

Nenhum comentário:

Postar um comentário