"Sejamos a cada dia melhores, capazes, informados e mais humanos!"

Neste Blog iremos postar diversos trabalhos relacionados as práticas pedagógicas desenvolvidas no Ensino das Ciências, na Educação Básica. Nosso interesse é promover e compartilhar um leque de conhecimentos os quais consideramos relevantes para a formação e atuação dos profissionais da educação em relação a essa área de conhecimento, no contexto atual. Enfim, consideramos de fundamental importância para nossa formação e dos demais educadores, essa socialização de saberes, das diversas informações bem como da troca de experiências, promovendo assim a reflexão-ação-reflexão tão imprescindível ao desenvolvimento do profissional educador realmente comprometido com a construção de uma educação de qualidade na formação de sujeitos críticos.



por Lílly Siqueira.





quinta-feira, 22 de julho de 2010

Contribuições do Ensino de Ciências para formação dos alunos


1º Passo da atividade


1. Cada professor anota individualmente conteúdos de Ciências Naturais que considera prioritários no Ensino Fundamenta de 1ª a 4ª séries.

2. Em pequenos grupos, os professores fazem a leitura individual dos textos Os conteúdos de Ciências Naturais no Ensino Fundamental e blocos temáticos (pp. 41 a 44), anotando suas dúvidas.

3. Discussão coletiva e anotação das dúvidas qu permanecem para o grupo todo.

4. Em pequenos grupos, os professores debatem as seguinte questõe:

"Qual é o papel de Ciências Naturais na formação do nosso aluno?" "Em que medida o que estamos trabalhando é coerente com esse papel?"

5. Leitura em pequenos grupos: documento de Ciêcias - Ciências Naturais e cidadania (pp. 23 a 25) e discussão dos objetivos gerais de Ciências Naturais para o Enino Fundamental (pp. 39 a 40), reconhecndo-se entre os objetivos gerais:



  • aqueles que sempre foram trabalhados na esola;


  • aqueles cujo planejamento anual não prevê tempo para ser desenvolvido,embora conste do trabalho ou da precupações dsprofessores;


  • aqueles que a escola pode começar trabalhar.

6. Cada grupo faz uma síntese sobre a discussão,escrevendo de forma clara os objetivos de Ciências Naturais que podem ser trabalhados comseus alunos para ser apresentado à turma.


Nenhum comentário:

Postar um comentário