"Sejamos a cada dia melhores, capazes, informados e mais humanos!"

Neste Blog iremos postar diversos trabalhos relacionados as práticas pedagógicas desenvolvidas no Ensino das Ciências, na Educação Básica. Nosso interesse é promover e compartilhar um leque de conhecimentos os quais consideramos relevantes para a formação e atuação dos profissionais da educação em relação a essa área de conhecimento, no contexto atual. Enfim, consideramos de fundamental importância para nossa formação e dos demais educadores, essa socialização de saberes, das diversas informações bem como da troca de experiências, promovendo assim a reflexão-ação-reflexão tão imprescindível ao desenvolvimento do profissional educador realmente comprometido com a construção de uma educação de qualidade na formação de sujeitos críticos.



por Lílly Siqueira.





quarta-feira, 28 de abril de 2010

Sejam Bem Vindos!!!

O Ensino das Ciências Naturais tem sido marcado por inúmeras propostas de transformação de sua estrutura de organização, nesses últimos anos. Que em geral, objetivam aprimorar as condições de formação do espírito científico dos educandos em decorrência das circunstâncias histórico culturais da sociedade. Taís modificações proporcionariam situar o ensino das ciências no tempo e no espaço, evidênciando em cada momento um aspecto considerado mais significativo na forma do homem compreender e agir cientificamente no mundo através de um conhecimento que, de modo geral, está além do senso comum. Na atualidade, pensamos que o estudo das ciências basicamente está voltado para a idéia de cidadania e para a formação de docentes com novos perfis profissionais, educadores em condição de trabalhar com uma visão interdisciplinar do estudo das ciências, própria das diversas formas de se conhecer e intervir na sociedade hoje. Neste sentido, acreditamos que as propostas mais relevantes de se trabalhar o ensino das ciências de forma coerente com tal apontamento devem favorecer uma aprendizagem cosntruída em meio as dimensões sociais, políticas e econômicas que permeiam as relações entre ciência, tecnologia e sociedade.
" A ciência e a tecnologia são essenciais ... para nossa qualidade de vida, e estão no centro de nossa história e cultura." (Science and Techonlogy Committee, 2002, Introdução, p.1).

Um comentário:

  1. Parabéns meninas pelo blog!
    A ciência é um dos recursos necessários ao nosso desenvolvimento enquanto seres humanos, por isso,como futuras educadoras devemos proporcioná-la aos nossos alunos de maneira correta e significativa, assim estaremos contribuindo para que os mesmos conheçam, reflitam e executem ações conscientes na realidade em que estão inseridos.

    ResponderExcluir